quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nova vacina protege contra o meningococo B

Pesquisadores desenvolveram a primeira vacina realmente eficaz contra doenças meningocócicas do grupo B. Já existiam imunizações para os outros quatro sorogrupos causadores de doenças: A, C, W135 e Y.

Os resultados de um teste clínico realizado no Chile com uma vacina desenvolvida pela farmacêutica Novartis mostraram que duas doses da vacina produziram quase 100% de proteção em adolescentes.

O sorogrupo B é responsável por quase 60% das doenças meningocócicas: meningite meningocócica ou a pneumonia meningocócica, por exemplo.

Em 2010, a vacina contra doenças meningocócicas do grupo C foi incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças menores de 2 anos. Por isso, espera-se a diminuição da prevalência desse sorogrupo nos próximos anos e a ascensão de um novo. Então, a importância de uma vacina para o sorogrupo B, o único para o qual não existia uma imunização eficaz.

A vacina


Luciana Cerqueira Leite, do Instituto Butantã, explica que era difícil fazer uma vacina para o grupo B, pois os açúcares da cápsula que envolvem a bactéria imitam açúcares de algumas células humanas. A vacina precisa utilizar proteínas da membrana da bactéria. Contudo, as proteínas variam muito entre diferentes cepas de um mesmo grupo.

A vacina deve estar disponível no mercado em 2013. 

 Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário