quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Casa Rosada anuncia doença de Cristina Kirchner

Saiba um pouco mais sobre o câncer de tireoide.


A Casa Rosada anunciou, na noite da última terça-feira, que a presidente argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, sofre de câncer na glândula tireoide e deve passar por uma cirurgia num hospital de Buenos Aires no próximo dia 4. 

O carcinoma papilífero é o tipo mais comum de tumor na tireoide, respondendo a 80% dos casos de câncer nesta glândula, que é localizada na parte dianteira do pescoço e responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo do corpo humano.  Pesquisadores acreditam que a origem esteja ligada a questões genéticas, mas não há estudos que comprovem essa tese.

O tipo de câncer de tireoide que atingiu Cristina tem altas taxas de recuperação, com mais de 90% dos casos, quando diagnosticado no início da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.  Este tumor tende a progredir lentamente, mas pode se espalhar pelos gânglios linfáticos e outras partes do corpo. O tratamento, em geral, tem bons resultados, e há muitos poucos registros de casos fatais. O diretor do Centro Oncológico de Rosário, na Argentina, Dr. Miguel Muñoz, concorda com essa estatística, garantindo que se trata de um "tumor absolutamente curável".

Estima-se que Cristina Kirchner ficará licenciada da presidência por aproximadamente 4 meses, para seu adequado restabelecimento.

O Tratamento

É feita retirada cirúrgica da maior quantidade de material cancerígeno possível, seguida de tratamento com iodo radioativo, através de pílulas orais. Essa substância ajuda a destruir reminiscências das células cancerígenas e proporciona imagens mais nítidas, mostrando qualquer tipo de câncer adicional.

Após a cirurgia, os pacientes costumam ter que tomar remédios pelo resto de suas vidas, para repor os hormônios que a glândula tireoide produz. Exames de sangue a cada seis ou doze meses também são recomendados, para acompanhar os níveis de hormônio e manter a boa saúde do paciente.

Curiosidade:


O caso Cristina Kirchner é o quinto de câncer entre presidentes dos países da América Latina nos últimos 3 anos.  Veja o quadro cronológico abaixo:

Presidente
País
Tipo de Câncer
Divulgação
Dilma Rousseff*
Brasil
Linfático
Abril, 2009
Fernando Lugo
Paraguai
Linfático
Agosto, 2010
Hugo Chávez
Venezuela
Não divulgado
Junho, 2011
Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Laringe
Outubro, 2011
*Dilma era Ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República quando foi diagnosticada com câncer.
À exceção do ex-presidente Lula, cujo diagnóstico é recente e ainda encontra-se em tratamento, todos os demais já divulgaram estar curados.
Com o avanço da tecnologia voltada para a medicina, tanto a detecção precoce quanto o tratamento assertivo do câncer estão cada dia mais possíveis, proporcionando mais confiança e bem estar entre pacientes e seus familiares e ampliando as possibilidades de uma vida saudável e longa após o diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário