A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a sibutramina, utilizada como moderadora de apetite, continuará a ser vendida no mercado brasileiro. O órgão constatou que a substância oferece riscos de aumento da pressão arterial dos pacientes.
Além disso, a Anvisa decidiu proibir a venda de outras três drogas usadas como inibidoras de apetite: dietilpropiona, femproporex e mazindol.
A medida atende a endocrinologistas, nutrólogos e o Conselho Federal de Medicina (CFM), que defendendem a comercialização da sibutramina, sob pena de prejuízo ao tratamento contra a obesidade.
De acordo com o relatório aprovado, o princípio ativo deve continuar no mercado, porém seguindo as regras especiais de controle. São elas: proibição de prescrição por mais de 60 dias, uso apenas por pacientes com índice massa corpórea (IMC) acima de 30u e assinatura de um documento atestando a ciência dos riscos da utilização da droga.
Leia mais sobre esse assunto em:
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/10/04/anvisa-libera-comercializacao-de-sibutramina-925501954.asp#ixzz1ZpPfJ6fX
Nenhum comentário:
Postar um comentário