O Ministério da Saúde vem estimulando o aumento da qualidade de vida e da saúde dos brasileiros por meio de ações que incentivem uma alimentação saudável somada à prática de atividade física, em todas as idades. O Plano de Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) prevê a implantação, até 2014, de quatro mil pólos do Programa Academia da Saúde, em todo o País.
O plano também prevê medidas como a criação de espaços específicos para a realização de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modos de vida saudáveis.A prática de atividade física não está associada somente a uma questão de estética ou aparência. Ela impacta diretamente na prevenção a doenças crônicas precoces, principalmente entre os idosos.
“Muitos acham que os exercícios só previnem doenças cardiovasculares; mas, existem outras doenças que podem ser protegidas com a atividade física. Ela protege as artérias e os vasos sanguíneos, aumenta a queima de calorias e melhora a tonicidade dos músculos e das articulações”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio.
Saiba mais: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/09/02-1/plano-contra-doencas-cronicas-preve-4-mil-polos-de-academias-da-saude-ate-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário